6 passos para conseguir o seu Primeiro cliente Contábil.

Como Conseguir seu Primeiro Cliente Contábil, ou aumentar sua carteira de Clientes.

Com esse passo a passo você terá um mapa de como conseguir seu primeiro cliente contábil ou de consultoria.

Esse artigo também se aplica para quem quer prospectar mais clientes para sua carteira de clientes atual.

Captar clientes nunca é uma tarefa fácil, depende de vários fatores, mas depende principalmente de Estratégia.

Todo negócio precisa de clientes para sobreviver. Sem dinheiro entrando no seu caixa, não existe negócio.

Nesse artigo vamos te apresentar um Norte, uma estratégia que você pode seguir para conseguir seu primeiro cliente, ou aumentar seus clientes na sua carteira atual.

Com esses 6 passos você tem um mapa para se guiar nesse mar de informações que é a internet.

Sem mais delongas, vamos ao conteúdo.
Exemplo de imagem

| Passo #01 – Mercado Alvo

Seu primeiro passo é definir um Mercado na qual você vai atuar na prospecção.

Isso influencia em diversos pontos:

   1. A visão de autoridade que o cliente vai ter em relação a você, facilitando o fechamento das vendas. 

   2. Definir de forma específica o diferencial que você poderá apresentar referente a esse mercado. 

   3. Melhorar os processos de entrega do serviço dos futuros clientes.


Dentre outros…

A segmentação do mercado faz com que você gaste sua energia em uma só direção, aumentando seu potencial de resultado.


| Passo #02 – Diferencial do seu Negócio

Após definir o segmento de mercado que você irá atender, é importante você definir qual seu diferencial.

Lembre-se, vendas é uma troca, você troca seu serviço pelo dinheiro do cliente. Sendo assim, a primeira coisa que o cliente pensa, é porque ele deve fechar com você, e não com seu concorrente.

O seu diferencial precisa ser algo tangível aos olhos do cliente.

Nada do tipo “atendimento personalizado”, ou “somos os mais rápidos” ou os “mais experientes”. Pense em algo tangível.

Essa sempre é uma parte difícil, então vou te dar um exemplo.

Imagine que você vai atender um potencial cliente que é MEI.

Um dos grandes problemas do MEI é a comprovação de renda. Você pode, por exemplo, oferecer o serviço de Declaração do Imposto de Renda dele de forma gratuita, embutida nos seus honorários mensais.

Isso seria um diferencial aos olhos dele. Isso precisa ficar claro em sua mente, o diferencial é aos olhos do cliente.

| Passo #03 – Defina seu Pitch de Vendas

O seu pitch de vendas precisa estar alinhado com seu diferencial.

Quando você fizer sua proposta comercial, você vai defender a qualidade e a utilidade do seus serviços, e ela precisa estar embasada no seu diferencial para ter mais força.

Aqui vai a dica de ouro: Foque no seu Diferencial e deixe a Proposta o mais visual possível. (deixei até a frase em dourado kkkkk).

Somos visuais, compreendemos de forma mais rápida o visual, nos chama atenção o visual, por isso, deixe a proposta o mais visual possível.

Aqui vale, infográfico, imagens, ícones, power point bem elaborado, mas lembre, de forma clara e sucinta.

Com certeza vai ajudar muito.

| Passo #04 – Obrigações em Contrato

Nessa etapa você precisa definir em contrato todas as obrigações suas e do cliente.

É muito comum você fazer uma super proposta, convencer o cliente com seu pitch de vendas, seu diferencial, mas não definir de forma clara qual é o papel cliente.

Um exemplo claro disso é a empresa Contabilizei.

Com um discurso agressivo, focado em preço e tecnologia, esqueceram de deixar bem claro junto ao cliente qual seriam suas obrigações.

No futuro não muito distante, o cliente se frusta e deixa a empresa.

Por isso a importância de deixar claro, em contrato, todas as obrigações acordadas entre as partes.

| Passo #05 – Formato de Entrega do Serviço

A Planicont possui um Mini Combo com baixo custo exatamente para você validar essa Nova Fonte de Lucro dos escritórios contábeis. 

Nesta etapa você define como vai ser a entrega do seu serviço, se o cliente vai te enviar documentos, vai ser por e-mail, por whatsapp, por nuvem, por sistema, enfim, você entendeu.

Essa parte é muito importante, pois é por isso que o cliente paga, aqui é a execução do trabalho.

| Passo #06 – Retenção do Cliente ($$$) 

Aqui esta a etapa onde você realmente ganha dinheiro. 

A retenção do cliente é que faz você ganhar dinheiro. 

Você precisa manter o cliente satisfeito todos os meses para que ele continue lhe pagando a mensalidade. 

A Contabilidade Consultiva veio exatamente para suprir um pouco desta dificuldade do mercado. 

Com a Contabilidade Consultiva você relaciona com seu cliente todos os meses não só para falar de burocracia, mas para ajudar o cliente a entender seu negócio e facilitar a tomada de decisão dos rumos da empresa.

Por isso é necessário que você tenha ferramentas que lhe ajude a tangibilizar a entrega do seu serviço consultivo.

Quanto melhor for a entrega do seu trabalho, mais chances você tem do seu cliente permanecer na certeira.

A Planicont possui um Combo para Contador Sênior exatamente para facilitar a entrega do trabalho consultivo, com diversos Dashboards para Análises Contábeis e Empresariais, que você pode Acessar Aqui e entregar seu trabalho de forma memorável.

| Conclusão 

Não existe uma fórmula mágica, você precisa adaptar a sua realidade e verificar o que melhor funciona para você.

Existem várias formas de captar clientes, esse passo a passo é uma opção para você seguir, mas como mencionado acima, você precisa adaptar a sua realidade.

Eu espero que você tenha gostado desse conteúdo e, se conhecer alguém que precise ler esse material, por favor compartilhe.

A ideia aqui era lhe passar um Norte para prospectar seu primeiro cliente ou aumentar a sua quantidade clientes atuais e forma prática e direto ao ponto.

Até a Próxima.